O Chapéu À Portuguesa

À Portuguesa 25jun21

O chapéu à portuguesa que compõe o traje possui características próprias delineadas pela tradição equestre em Portugal.

No caso dos cavaleiros, a forma como personalidades da equitação em Portugal utilizavam os chapéus ou adaptavam algum estilo exercia uma certa influência na forma como os seus conterrâneos utilizavam os seus chapéus, mas o modelo que mais persistiu e que vem a ser utilizado até aos dias de hoje é o modelo de aba larga.

A aba tem cerca de nove centímetros com uma copa cilíndrica com cerca de dez centímetros com uma fita à volta que aperta em forma de laço.

As cores do chapéu à portuguesa variam entre o cinza e o preto, sendo o modelo acima descrito considerado o modelo masculino. 

No traje de amazona o modelo típico apresenta-se com a aba revirada, mais curta, de copa redonda e ligeiramente convexa, adornada com dois pompons. 

Com a opção de utilização do traje masculino pelas amazonas, a utilização do chapéu de homem tornou-se também uma opção para as amazonas, que podem assim escolher entre as duas opções.

O chapéu é um acessório obrigatório no traje à portuguesa e deve respeitar as regras de utilização exclusiva dos modelos permitidos.

Máximo de caracteres: 800
Ao navegar no nosso site está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de Cookies.
Cofinanciado por:
Ficha do Projecto

O QUE PROCURA?